Blog | AVALIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

AVALIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

19 Fevereiro de 2020
AVALIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL

A avaliação ambiental visa gerar um diagnóstico com descrição dos níveis de contaminação, distúrbio ou preservação de um determinado local. A referência de qualidade da Água e Terra permite a classificação do ambiente sob avaliação em função de seu grau de conservação, contaminação ou qualidade.
Para identificar, mapear e avaliar áreas suspeitas de contaminação ou passivos ambientais, na Água e Terra trabalhamos com as Normas ABNT 15515-1, ABNT 15515-2 e ABNT 15515-3 para efetivação da avaliação de passivos ambientais no solo e água subterrânea.l.

Conte com a equipe da Água e Terra para realização das etapas de diagnóstico e remediação ambiental com excelência e qualidade.
Investigação Ambiental Preliminar
Avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área estudada.
Investigação Ambiental Confirmatória
Etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação.
Investigação Ambiental Detalhada
Etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existente, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso.
Análise de risco
Neste processo avalia-se os riscos existentes à saúde humana através da apuração da contaminação e contaminantes na área ou meio de acesso, com o objetivo de determinar as Concentrações Máximas Aceitáveis (CMA) de um contaminante apurado na investigação
Remediação Ambiental
Ao ser detectada a existência e caracterizados o tipo de contaminação, sua extensão, grau e natureza, as próximas ações a serem tomadas são as de Remediação Ambiental.
A remediação ambiental é um conjunto de ações de intervenção para reabilitação de área contaminada consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes.
Para definir o Projeto de Remediação, leva-se em consideração o tipo de contaminação, as condições hidrogeológicas e físico-químicas do local, a natureza da operação existente, instalações físicas, os bens ambientais a proteger, as metas de remediação estabelecidas e a viabilidade técnica e econômica do projeto.
Conheça os tipos de remediação oferecidas pela Água e Terra Sul:
Remediação In Situ
Sistema de bombeamento (pump and treat);Sistema de Air Sparging;Sistema de Extração de vapores (soil vapor extraction);Sistema de Extração Multifásica (MPE);Processos Oxidativos Avançados (POA);Barreiras Reativas, Barreiras Hidráulicas, Funnel Gate, etc;Biorremediação.
Remediação Ex Situ
Escavação, remoção e tratamento com destinação final adequada, as quais podem ser:
Aterro KI e KIICo processamentoIncineradorTDU - unidade de dessorção térmica e biopilha.
A Água e Terra conta com profissionais especializados que garantem eficiência na implantação, operação e monitoramento do sistema de remediação adequado para cada empreendimento, promovendo a reabilitação da área anteriormente contaminada.

Voltar

Histórico

contato@aguaeterrasul.com.br

ACOMPANHE-NOS:

FacebookInstagramInstagram

© 2016 Água e Terra Consultoria e Licenciamento - Todos os direitos reservados.

Logo DMWEB Desenvolvendo Soluções Exclusivas para o seu Negócio