Em sistemas de tratamento de efluentes industriais, a Água e Terra Sul conta com uma equipe qualificada para atender aos padrões ambientais vigentes. No Rio Grande do Sul os limites para lançamentos estão disciplinados na Resolução CONSEMA 128/06 e Resolução CONSEMA nº 355/2017.
As atividades de assessoria envolvem desde o monitoramento físico-químico e biológico até a adoção de procedimentos técnicos corretivos, preventivos e de manutenção da eficiência de lodos ativados, lagoas facultativas e digestores anaeróbios.
Laudo hidrológico para lançamento de efluentes
Quando um empreendimento deseja lançar efluentes tratados em águas superficiais, é solicitado o Laudo Hidrológico pelos órgãos ambientais locais. E para isso a Água e Terra Sul conta com uma equipe técnica capacitada para lhe atender.
Para a elaboração do Laudo Hidrológico, são determinadas características dos corpos hídricos como vazões, altura de nível e áreas de inundação, a fim de avaliar a capacidade de diluir o efluente para que as concentrações finais dos elementos não prejudiquem as condições ambientais locais e do entorno.