A avaliação ambiental visa gerar um diagnóstico com descrição dos níveis de contaminação, distúrbio ou preservação de um determinado local. A referência de qualidade da Água e Terra permite a classificação do ambiente sob avaliação em função de seu grau de conservação, contaminação ou qualidade.
Para identificar, mapear e avaliar áreas suspeitas de contaminação ou passivos ambientais, na Água e Terra trabalhamos com as Normas ABNT 15515-1, ABNT 15515-2 e ABNT 15515-3 para efetivação da avaliação de passivos ambientais no solo e água subterrânea.l.
Conte com a equipe da Água e Terra para realização das etapas de diagnóstico e remediação ambiental com excelência e qualidade.
Investigação Ambiental Preliminar
Avaliação inicial, realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área estudada.
Investigação Ambiental Confirmatória
Etapa do processo de identificação de áreas contaminadas que tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de substâncias de origem antrópica nas áreas suspeitas, no solo ou nas águas subterrâneas, em concentrações acima dos valores de investigação.
Investigação Ambiental Detalhada
Etapa do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, que consiste na aquisição e interpretação de dados em área contaminada sob investigação, a fim de entender a dinâmica da contaminação nos meios físicos afetados e a identificação dos cenários específicos de uso e ocupação do solo, dos receptores de risco existente, dos caminhos de exposição e das vias de ingresso.
Análise de risco
Neste processo avalia-se os riscos existentes à saúde humana através da apuração da contaminação e contaminantes na área ou meio de acesso, com o objetivo de determinar as Concentrações Máximas Aceitáveis (CMA) de um contaminante apurado na investigação
Remediação Ambiental
Ao ser detectada a existência e caracterizados o tipo de contaminação, sua extensão, grau e natureza, as próximas ações a serem tomadas são as de Remediação Ambiental.
A remediação ambiental é um conjunto de ações de intervenção para reabilitação de área contaminada consiste em aplicação de técnicas, visando a remoção, contenção ou redução das concentrações de contaminantes.
Para definir o Projeto de Remediação, leva-se em consideração o tipo de contaminação, as condições hidrogeológicas e físico-químicas do local, a natureza da operação existente, instalações físicas, os bens ambientais a proteger, as metas de remediação estabelecidas e a viabilidade técnica e econômica do projeto.
Conheça os tipos de remediação oferecidas pela Água e Terra Sul:
Remediação In Situ
Sistema de bombeamento (pump and treat);Sistema de Air Sparging;Sistema de Extração de vapores (soil vapor extraction);Sistema de Extração Multifásica (MPE);Processos Oxidativos Avançados (POA);Barreiras Reativas, Barreiras Hidráulicas, Funnel Gate, etc;Biorremediação.
Remediação Ex Situ
Escavação, remoção e tratamento com destinação final adequada, as quais podem ser:
Aterro KI e KIICo processamentoIncineradorTDU - unidade de dessorção térmica e biopilha.
A Água e Terra conta com profissionais especializados que garantem eficiência na implantação, operação e monitoramento do sistema de remediação adequado para cada empreendimento, promovendo a reabilitação da área anteriormente contaminada.
Se o seu empreendimento utiliza recursos naturais, exercendo atividade que possa ser efetiva ou potencialmente poluidora, ou capaz de causar degradação ambiental, com certeza, você irá necessitar de uma autorização do órgão ambiental da sua cidade ou estado.
Esta autorização se chama Licença Ambiental, e através dela é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação de atividades que envolvam recursos ambientais.
Todos os licenciamentos ou laudos técnicos devem ser cadastrados junto à FEPAM, IAP, IMA, IBAMA e/ou outros órgãos ambientais do seu município. Além disso, para obter o licenciamento ambiental devem ser elaborados estudos e projetos que demonstrem a viabilidade ambiental das atividades e empreendimentos, atendendo aos requisitos legais vinculados ao licenciamento de cada empreendimento.
Para criar os laudos técnicos e realizar toda a burocracia do procedimento ambiental, conte com a equipe especializada da Água e Terra Sul. Nós realizamos todos os procedimentos em seu terreno ou em sua empresa para que você obtenha sua licença ambiental.
Confira abaixo os tipos de licenciamento executados pela Água e Terra:
Licença Prévia (LP)
A Licença Prévia é realizada na fase de planejamento do empreendimento, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação e operação.
Licença de Instalação (LI)
A Licença de Instalação autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.
Licença de Operação (LO)
A Licença de Operação autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.
O laudo biótico são exigidos para efetuar o processo de licenciamento ambiental. No laudo biológico contém informações sobre fauna e flora, podendo incluir mapeamento aquático. Inclui também, relação específica do homem com o meio ambiente e caracterização de fitofisionomia.
A Água e Terra Sul conta com uma equipe capacitada para atuar na elaboração de laudos de fauna e flora, além de monitoramento dos impactos ambientais. Os estudos realizados pela Água e Terra Sul permitem qualificar e quantificar as espécies presentes num determinado ambiente, de forma a garantir a aplicação da legislação ambiental pertinente, através da identificação de espécies animais e vegetais evidenciam-se as potencialidades e fragilidades dos empreendimentos.
Laudo Geológico é um parecer técnico-ambiental a respeito de uma sequência de estudos feitos sobre a caracterização geológica e hidrogeológica de um ambiente estudado. Seu intuito é obter o licenciamento ambiental para a instalação de empreendimentos, construção de residências e funcionamento de comércios.
O Laudo Geológico, Hidrogeológico e Geotecnia tem como principal função identificar as condições geológicas, hidrogeológicas, estabilidade e segurança de uma área específica, avaliando o nível de fragilidade dos meios subterrâneos e superficiais (solo, subsolo e zona saturada) em relação à ocorrência de nascentes d’água, inundações ou filtrações de combustíveis líquidos até os lençóis freáticos. O objetivo maior do laudo geológico é verificar se um determinado local está condicionado ou não a receber a instalação civil, a mineração ou demais ações.
O laudo geológico tem sido cada vez mais solicitado para obtenção de licenças ambientais e a Água e Terra Sul conta com uma equipe técnica capacitada para a elaboração dos dos mesmos com segurança, comprometimento e satisfação para os seus clientes.
Tanto como condicionante no licenciamento ambiental ou como parte de um Sistema de Gestão Ambiental, monitoramentos periódicos são ferramentas para atestar a eficiência de medidas de controle ambiental.
Com base em indicadores ambientais quantitativos e qualitativos, monitorar previne danos e corrige eventuais não conformidades durante a instalação,ampliação ou operação da atividade licenciada.
A Água e Terra Sul efetua monitoramentos nos quais técnicos vão a campo seguindo rigorosamente uma metodologia, de forma sistemática e periódica, contando com check list e fichas de avaliação previamente elaboradas, as quais registram as medidas adotadas e reportam as correções necessárias.
A Água e Terra Sul, possui experiência no monitoramento licenças ambientais, de obras, indústrias e obras, em especial na implantação de projetos de infraestrutura e mineração.
Os poços de monitoramento são instrumentos permanentes que permitem acesso direto ao aquífero e consequentemente é uma forma de recolher amostras de água subterrânea. A partir desses poços é possível realizar o reconhecimento das características e condicionantes hidrogeológicos dos locais.
As principais avaliações feitas por meio de um poço de monitoramento são: a caracterização hidráulica dos aquíferos, a medição do nível de água e caracterização de possíveis contaminantes do lençol freático, com coleta de amostras para a avaliação da qualidade das águas, além das análises químicas, físicas e biológicas das águas subterrâneas.
A instalação dos poços pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem, de acordo com o procedimento determinado pela ABNT 15495-1: 2007, que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento e fornece subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.
A Água e Terra Sul conta com uma equipe especializada e com máquinas ideais para a instalação do seu projeto. Além de garantir um trabalho licenciado e dentro das normas, com segurança e comprometimento, bem como seu projeto merece.